quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Yoani Sanchez, a serviço de quem?



MARCOS DANTAS - O poder é embriagador, isto para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, inclusive em Cuba. A Revolução Cubana liderada por Fidel Castro foi uma grande conquista para a Ilha. Fidel e demais companheiros fizeram o melhor pelo seu povo. Cuba era uma espécie de 'zona' para os EUA, aliás, referido País mudou um pouco, mas trata a todos os outros como 'zona' para colonização.

O tempo passou, as coisas mudaram, aumentou o bloqueio econômico a Cuba, algo terrível para a população, porém o governo da Ilha buscou outros meios de compensação para os cubanos, de modo que, pelo que se sabe, a maioria não quer sair de Cuba. Certamente que a ‘briga’ entre Fidel e os EUA é algo muito além da esfera de governo, deve-se considerar a ideologia de Castro...

Quanto a blogueira Yoani Sanchez, ela tem o direito de expressão, se financiada pelos EUA ou não, isto é problema dela. Como também é problema da maioria que se sente bem por lá da maneira que vive senão já teria surgido outros 'fideis' para derrotar os castros. É condenável a perpetuação dos irmãos castros no poder, e a pergunta é, será que o governo revolucionário não tem mais homens ou mulheres capazes de zelar pela integridade cubana? Se a mão-de-ferro castrina pesa sobre os ilhéus e sobre a Yoani Sanchez, que se organizem e assumam o poder a exemplo de outras ditaduras recém-caídas. 

Para nós de cá, que vivemos numa quase 'anarquia democrática' é complicado defender ou acusar o regime cubano. Defender é dizer sim à cassação de direitos fundamentais necessários aos cidadãos. Acusar é dizer sim à política colonialista dos EUA que se coloca como juiz de todo o mundo, uma superpotência(?) capaz de reduzir a pó aqueles que se opõem ao seu regime 'ditatorial capitalista-selvagem' do qual o que é ruim para eles é bom para o resto do mundo, e vice-versa.

Confuso mesmo é grupos ligados a 'esquerda' brasileira protestar contra Yoani Sanchez, e grupos ligados a 'direita' apoiá-la... No frigir dos ovos todos têm razão, Yoani Sanchez, bem como o regime fechado de Cuba que é problema dos cubanos contra os EUA... e quanto a anárquica político-partidária (fisiológica) por aqui é um problema dos brasileiros. Com a notoriedade conquistada, Yoani Sanchez, com certeza deve se tornar a líder dos ‘contra-revolucionários’, restando saber, se a serviço do povo cubano, ou na defesa de interesses políticos e econômicos dos EUA ou de qualquer outro governo tirano bem camuflado.

Comum mesmo é a colonização dos EUA sobre o terceiro mundo (emergentes também não escapam), isto é fato para a América Latina, e para todos que consideram a democracia (economia/colonizadora) dos ianques ser modelo para si. Voltando a Yoani Sanchez, tenho minhas dúvidas quanto a sua insurreição contra o regime do seu país... fiquei um tanto pensativo quando ela disse que o Brasil precisa ser mais enérgico em criticar o regime de Fidel que atropela os direitos humanos. Repito, os problemas de Cuba são dos cubanos e das cubanas, e os problemas do Brasil, são dos brasileiros e das brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário